Estudante
Este trabalho compõe a nota da segunda avaliação do segundo semestre do ano de 2012 da faculdade de Engenharia de Produção da Universidade Gama Filho, disciplina de Simulação Computacional II.
O mesmo tem como principal foco a elaboração e consequentemente a resolução do exercício 7.4 da apostila, que será mensurado posteriormente. Tem como objetivo a utilização de uma ferramenta de execução chamada @Risk que tem como premissa a utilização do software Excel.
No decorrer desse trabalho serão explicados todo o desenvolvimento e as escolhas feitas para compor tal modelo e também a memória de cálculo para tal problema.
1. GERENCIAMENTO DE RISCOS
Gerenciamento de riscos pode ser definido como cultura, processo e estrutura relativos a perceber oportunidades enquanto gerencia-se efeitos adversos. Uma explicação para o crescente interesse em gestão de risco é a oportunidade de aplicar novas ideias e ferramentas à "nova realidade de risco". Acreditamos que gestão de risco deveria ser parte integral de boas práticas de negócios, tanto nos níveis estratégicos quanto operacionais.
O principal ponto de gerenciar riscos é avaliar a incerteza do futuro de modo a tomar a melhor decisão possível. Em geral, toda gestão de risco e toda tomada de decisão lida com essa questão. Os benefícios são melhores decisões, menos surpresas, melhora no planejamento, no desempenho e na efetividade e ainda, melhora no relacionamento com as partes interessadas.
Um dos grandes desafios atuais da prática de gestão de riscos é atuar não só de forma preventiva aos eventos de incerteza, mas principalmente, criar oportunidades de ganhos. Considerando que a maioria ainda vê a gestão de riscos como um custo, gerenciá-los de forma reativa excede substancialmente o investimento efetuado de forma proativo. Gerar oportunidades a partir das incertezas não é simplesmente olhá-las como