Motivação e emoção
1ºslide
. Os animais não conseguem analisar as emoções como os humanos mas experimentam-nas;
. De acordo com Jaak Panksepp, professor e pesquisador da Universidade Estadual de Washington ele diz que as pessoas não possuem um grande leque de emoções, têm sim alegria, desespero e amor que são as respostas fundamentais que ajudaram todos os tipos de criaturas a sobreviver no mundo natural.
2ºslide
Desde sua chegada à WSU, Panksepp deu início a uma nova área de estudo chamada "neurociência afetiva”
. Esta ciência evolve o estudo dos processos básicos como os sentimentos, as emoções e as atitudes tanto em pessoas como em animais.
. E após esses estudos chegou-se à conclusão que os animais não pensam sobre os sentimentos como as pessoas o fazem, mas por outro lado eles sentem-nos de maneiras semelhantes. (Panksepp)
3ºslide
. O objetivo da pesquisa de Panksepp é descobrir uma estratégia científica para compreender os sentimentos emocionais no cérebro de mamíferos, incluindo os seres humanos e estudar com precisão os comportamentos emocionais instintivos dos animais.
. Ele desenvolve a ideia de que os sentimentos emocionais estão intimamente ligados ao instinto que os animais apresentam.
. Assim, sabendo que todos os animais têm comportamentos instintivos, realizaram-se experiências através de circuitos
4ºslide
. Ou seja, podemos estimular um circuito, como por exemplo fazer cócegas a um rato suavemente e essencialmente, perguntar se o animal gosta do circuito ligado ou desligado (os ratos gostam ligado). Os animais escolhem sempre uma forma ou outra.
Em termos práticos, e segundo Panksepp este entendimento do comportamento animal e da (neuroquímica ?) através da emoção pode ajudar a encontrar tratamentos inovadores para um conjunto de distúrbios psicológicos, como a esquizofrenia, a depressão, o autismo, problemas de sono, entre outros.
4ºslide
. Assim, sabendo que todos os animais têm comportamentos instintivos, realizaram-se