Estudante
- INTRODUÇÃO…………………………………………………………… 2
- DESENVOLVIMENTO…………………………………………………… 3
1) Contaminação da água doce………………………………………3, 4 2) Causas e consequências……………………………………… 5, 6, 7, 8, 9
- CONCLUSÃO……………………………………………………………… 10
- BBIBILIGRAFIA…………………………………………………………. 11
INTRODUÇÃO
É a introdução de elementos no meio hídrico em concentrações nocivas à saúde do homem.
Fundamental para a vida em nosso planeta, a água tem se tornado uma preocupação em todas as partes do mundo. O uso irracional e a poluição de rios, em breve, a falta de água doce, caso não ocorra uma mudança drástica na maneira com que o ser humano usa e trata este bem natural.
DESENVOLVIMENTO 1) Contaminação da água doce
A contaminação da água prejudica o seu uso, podendo atingir o homem de forma directa, pois ela é usada por este para ser bebida, higiene pessoal, lavagem de roupas e utensílios e, principalmente, para sua alimentação e dos animais domésticos. Além disso, abastece nossas cidades, sendo também utilizada nas indústrias e na irrigação agrícola. Por isso, a água deve ter aspecto limpo, pureza de gosto e estar isenta de microrganismos patogénicos, o que é conseguido através do seu tratamento, desde da recolha nos rios até à chegada nas residências urbanas ou rurais. A água é considerada de boa qualidade quando apresenta menos de mil coliformes fecais e menos de dez microrganismos patogénicos por litro (como aqueles causadores de verminoses, cólera, esquistossomose, febre tifóide, hepatite, leptospirose, poliomielite). Portanto, para a água se manter nessas condições, deve evitar-se sua contaminação por resíduos, sejam eles agrícolas (de natureza química ou orgânica), esgotos, resíduos industriais ou sedimentos provenientes da erosão.
Sobre a contaminação agrícola há a considerar os resíduos do uso de agrotóxicos (comum na agropecuária), que provêm de uma prática muitas vezes desnecessária ou intensiva nos campos, que envia grandes quantidades de substâncias