Estudante
Conhecimento teológico
2. A sabedoria cristã e as origens da teologia
Religiões visam a sabedoria, é um caminho de salvação abraçado como possibilidade de felicidade e que envolve todas as dimensões do fiel.
A experiência religiosa demarca a ruptura na vida daquele que a realiza e a possibilidade de trilhar um novo caminho.
Exemplos: conversão do Buda significou o encontro do caminho da vida feliz. O profeta Jeremias expressa sua experiência religiosa como força sedutora. (jer 20, 7)
Com o cristianismo não é diferente, é um caminho para aquele que acredita em Cristo, ser discípulo e segui-lo para traçar um novo caminho.
Ser cristão é buscar o caminho da perfeição, identificando seu mestre Jesus Cristo. Você NÃO SÓ PENSA DESSE MODO, você É, tem que SER. E esse modo tem que ser perfeito, assim como Deus é. (mat 5, 48)
A noção de sabedoria do cristianismo foi construída em um contexto de diversidades e lutas dentro da própria comunidade cristã. O Judaísmo e o helenismo foras duas matrizes socioculturais que o cristianismo constituiu sua identidade como movimento de seguimento de Jesus morto e ressuscitado.
O cristo crucificado é um escândalo para os judeus, uma loucura para a sabedoria grega, mas sabedoria para aqueles que nele acreditam.
Cristianismo – nasceu do judaísmo sinagogal (judeus só usam o primeiro testamento, para eles Jesus ainda não veio, por isso eles não comemoram o natal *nota da Anna) e dentro do mundo Greco-romano.
Mas se distancia cada vez mais do judaísmo oficial, os lideres cristãos edificaram uma nova cosmovisão religiosa, tendo como centro JESUS, aquele que continua vivo através do seu espírito.
Entrar na comunidade cristã significa fazer a experiência da presença de Jesua VIVA (eles vêem Jesus como uma pessoa real *nota da Anna) e aderir um novo modo de pensar a) Quem ama conhece a Deus
O judaísmo Sinagogal já havia consolidado um tipo de vida religiosa que exigia conhecimento de um determinado conteúdo: AS