Estudante
PONTE DE MACARRÃO
Turma 4ºF do Curso de Engenharia Civil
Levantamento Histórico
PONTES TRELIÇADAS Com uma estrutura simples a treliça é uma ótima solução para vencer grandes vãos. As treliças possuem membros individuais que utilizam forças da tração e compressão, mas deixam de usar a força de flexão, por isso que as vigas de uma ponte treliçada são delgadas. As pequenas peças que compõe as vigas, juntas suportam uma grande quantidade de peso e vencem grandes distâncias. A construção de uma ponte treliçada é bastante simples, tanto o projeto quanto a construção e o erguimento. Após a sua instalação, ocupam um grande espaço em relação às pontes de vigas. Assim como as pontes de vigas as treliças são simples e contínuas, com suas peças pequenas tornam-se ideais para lugares onde as partes grandes não podem ser transportadas e erguidas, por não utilizarem guindastes ou equipamentos pesados. As treliças são esqueletos estruturais e não atrapalham, por exemplo, as estradas que podem passar por cima ou por baixo da treliça ou mesmo em um vão. Essas estruturas permitem um espaço livre que seria impossível com outro tipo de ponte.
O tipo básico do projeto é o que classifica as treliças.
As treliças mais comuns são do tipo:
Warren
Howe
Pratt
Tipos de Pontes Treliçadas
Ponte Treliçada
Ponte de Quebec no Canadá
A ponte treliçada de Quebec no Canadá tem um comprimento total de 863 metros e um vão central de 549 metros.
Ponte em Arco
Ponte de Rialto na Itália
A Ponte de Rialto é a ponte em arco mais antiga e mais famosa sobre o Grande Canal, na cidade italiana de Veneza. Ela foi formalmente a única ligação permanente entre os dois lados do Grande Canal, até abrirem as restantes travessias.
Ponte-báscula
Tower Bridge em Londres
A Tower Bridge é uma ponte-báscula construída sobre o Rio Tâmisa, na cidade de Londres, capital do Reino Unido. Foi inaugurada em 1894 e, atualmente, é