Territorio
O PODER
Para o professor Darcy Azambuja: “O poder é a ordem no seu aspecto dinâmico. Todas as sociedades, a familial, a profissional, a religiosa, são organizadas hierarquicamente e obedecem ao seu direito social próprio, que são destinadas a manter a coesão e assegurar o desenvolvimento do grupo”. Celso Ribeiro Bastos complementa ainda no sentido de que: “O poder é um fenômeno natural e bilateral, uma vez que decorre da união de duas ou mais vontades, sendo que uma sempre prevalece sobre a outra”. o Evolução do poder:
Patriarca -> Força Física -> Força Material -> Força Espiritual o O poder na Idade Média:
Monarca, por conta da queda do Império Romano, na Idade Média, houve a descentralização do poder. Surgem os feudos como células sociais independentes. Havia a figura do Monarca, mas este tinha seu poder limitado às suas terras. O Papa (Igreja Católica) também reclamava ser detentor de poder que ultrapassaria os territórios dos feudos. Nobreza Feudal (Senhor Feudal) não reconhecia a autoridade do monarca sobre suas terras.
o
Retomada do poder pelos Monarcas (Europa século XVI).
Financiado pela burguesia, os monarcas empreendem grandes batalhas e submetem a integralidade dos feudos à sua autoridade real. O interesse da burguesia é meramente econômico. Quando o rei passa a ter a integralidade de seu território submetida à sua autoridade, surge o Estado – poder estatal e poder político – que proveniente da própria sociedade supera todos os demais poderes sociais. O poder estatal consiste numa ordem superior capaz de coordenar os interesses individuais sem busca da realização do bem comum.
O PODER SOCIAL Consiste na faculdade de alguém impor a sua vontade a outrem. Poder ≠ força física. Nesse caso existe supressão da vontade do indivíduo. Poder ≠ persuasão. Nesse caso se vence pela argumentação. Poder = coercitividade. Sujeição da vontade do dominado por temos das