Estudante
Faculdade de Medicina UFRJ
Angela borges – m3, 2011.2
Anatomia – Peritônio, Esôfago e Estômago
Peritônio e Cavidade Peritoneal
Membrana serosa, transparente, contínua, brilhante e escorregadia. Reveste a cavidade e recobre as vísceras, possuindo duas lâminas: parietal (face interna da parede) e visceral (reveste as vísceras), que consistem em uma lâmina de epitélio pavimentoso simples.
Peritônio parietal – Possui a mesma rede vascular, linfática e inervação somática da parede que reveste. Sensível à pressão, calor e dor (geralmente bem localizada , exceto na face inferior do centro do diafragma, que é inervado pelo nervo frênico).
Peritônio visceral – Possui a mesma vascularização sanguínea, linfática e inervação dos órgão que recobre. Insensível ao calor, toque, laceração. A dor produzida é mal localizada.
Órgãos intraperitoneais – Quase completamente cobertos por peritônio visceral (por ex., estômago e baço).
Órgão retroperitoneais, subperitoneais e extraperitoneais – Situados fora da cavidade peritonial (externamente, posteriormente ou inferiormente), cobertos apenas parcialmente pelo peritônio.
A cavidade peritoneal é um espaço virtual, situado entre as lâminas do peritônio e localiza -se dentro da cavidade abdominal, estendendo -se até a cavidade pélvica. Contém líquido peritoneal
(composto de água, eletrólitos e líquidos derivados do líquido intersticial, além de conter leucócitos e anticorpos que resistem à infecção), que lubrifica as superfícies peritoneais, permitindo a movimentação das vísceras sem atrito. O líquido é absorvido pelo vasos linfáticos.
Mesentério – lâmina dupla formada pela invaginação do peritônio por um órgão. Normalmente conecta um órgão intraperitonial à parade do abdome. Possuem um centro de tecido conjuntivo contendo sangue e vasos linfáticos, nervos, linfonodos e gordura.
Omento – extensão dupla ou prega do peritônio que passa do estômago e da parte proxim