Agora
No balanço Patrimonial, é dividido em três partes, um deles é o passivo, que compreende nas obrigações com terceiros, que devem ser exigíveis,ou seja, as dividas contraídas pela empresa, como água, luz, telefone e etc.
Estes podem ser fixos ou variáveis, assim dependendo do volume de gastos. Onerosos, quando há juros ou qualquer tipo de remuneração, e não oneroso quando não há qualquer tipo desse índices.
Já o patrimônio liquido, é o que os sócios ou acionistas tem direito dentro de uma empresa. È a diferença e relação entre ativo e passivo. Este é dividido em capital social e diversas reservas.
O capital social é os investimentos que seus sócios e proprietários fizeram na empresa, em forma de ações, em uma sociedade anônima, e quotas em uma sociedade de responsabilidade limitada.
Reservas de capital, são ajudas monetárias dos sócios, proprietários ou ate mesmo de terceiros, que se juntam ao capital social, não podendo ser divididos junto aos lucros. Reserva de Reavaliaçao, quando há um aumento no valor contábil do ativo permanente.
Reserva de Lucros, onde os lucros da companhia, servem para a mesma se manter estável financeiramente, antes de serem distribuídos aos sócios e proprietários. Esta mesma é divididas em sub-reservas.
Reserva legal que deve segurar que o capital social não seja alterado. Reserva estatutárias, onde são relacionadas no estatuto da empresa, indicando a sua finalidade, baseada nos lucros, estabelecendo um limite.
Reserva para contingências, que devem compensar a diminuição dos lucros futuros. Reservas de Expansão, como o nome já diz, ajudara numa expansão futura da empresa. Reservas de incentivos fiscais, que vem de doações e subvenções governamentais para investimento. Reservas de Lucros a realizar, é feita para evitar a divisão de dividendos sobre a parcela de lucros, ainda não