Estudante
Palestra:
“Expectativas, armadilhas e oportunidades da Pesquisa de Mercado”. Palestrante: João Ricardo Matta
É Profissional na área de negócios e marketing há 22 anos, dos quais mais de 10 dedicados à Internet. É palestrante, consultor de empresas para as áreas digital e de negócios e professor dos MBAs’ da FGV, FACHA, Veiga de Almeida e Infnet. Além de passagens por agências de propaganda, foi diretor de empresas como Grupo Opportunity, Jornal do Brasil, Jornal dos Sports, Rádios Jovem Pan e Paradiso FM, entre outras. Como formação acadêmica possui Mestrado em Administração pela PUC Rio, Pós-Graduação em Marketing pela Florida International University (USA) e MBA em Telecomunicações e TI pelo IBMEC Rio.
Local: Auditório IBEU – Copacabana
Rio de Janeiro, 06 de junho de 2012
A palestra teve como objetivo fazer uma reflexão de quando devemos fazer pesquisa de Mercado e como devemos faze-las.
O mercado de pesquisa é encantador, mas é necessário entender suas mazelas.
A pesquisa pode ajudar a minimizar os riscos e impactos negativos do projeto.
É a ferramente para tomar as decisões a respeito do mix de marketing (7P’s Place, Price, Promotion, Product, People, Physical Evidence e Process)
A percepçãoo do profissional de marketing é o conhecimento da experiência do consumidor. É entender de que forma (ela como stakeholder) é vista pelo público/consumidor.
Isto significa que a Empresa precisa se comportar não somente pelos interesses dos proprietários/acionistas, mas também de acordo com o que vários outros stakeholders esperam dela.
Voltando aos 7 P’s, comento os dois últimos, Physical Evidence e Process, já que os outros 4 além do People, já são bastante difundidos e conhecidos e me atentei em melhor definí-los.
Physical Evidence: é a percepção do cliente antes da compra. É o que ele vê e sente antes de comprar.
Process: é a relação entre valor, satisfação, suporte, conveniência, experiência, educação e recompensa.