Estudante
- Riscos/cuidados do boxe
Se praticado com as devidas proteções (para a boca, a cabeça, as mãos, as genitais e os seios), o boxe oferece poucos riscos.
- Principais grupamentos musculares utilizados no boxe: * Tríceps. * Costas. * Bíceps. * Panturrilha.
- Dicas para um melhor rendimento físico no boxe: * O treinamento do boxe é bastante específico. O trabalho cardiovascular é muito importante, pois você terá sempre que estar melhor preparado que o seu oponente. Isso será um fator essencial para vencer a luta: a preparação para agüentar o ritmo da luta. Pular cordas e treinar socos segurando pesos, ou simplesmente socar um saco de areia melhora não só o rendimento físico, como ajuda a dar ritmo ao lutador de boxe. * O boxe é um exercício tanto aeróbico, quanto anaeróbio. O treinamento do boxe requer força, coordenação, uma boa capacidade aeróbia e resistência muscular.
- Materiais/vestimenta/equipamentos para o boxe: * Luvas: as pequenas são mais leves, portanto têm o objetivo de dar velocidade ao movimento e refinar a técnica do lutador. As luvas maiores são mais pesadas, porém com bastante enchimento para amortecer o impacto do soco no seu oponente e causar menos estragos. * Ataduras: são essenciais para envolver as mãos e protegê-las. As ataduras seguram os ossos das mãos enquanto ocorrem os impactos dos socos. * Protetor bucal: é essencial para evitar estragos nos dentes, cortes na boca e para proteger a mandíbula. * Luvas de foco aparador: são ideais para o treino de socos e aperfeiçoar golpes. O treinador é quem dá o comando para os socos. Essa luva serve para absorver o impacto dos socos na mão do treinador. * Corda de pular: