Estudante
No Brasil não é diferente. Estudos comprovam que os jovens têm entrado no mundo das drogas cada vez mais cedo. A questão das drogas no Brasil abrange muito mais do que a superficialidade de argumentos como por exemplo, de ''curiosidades'' ou questões de classe social.
Somado ao fato do jovem querer ser aceito em um determinado grupo social, tem o fator do descaso do governo brasileiro em relação às drogas. Para eliminar esse problema, o óbvio seria tentar combater a chegada das drogas no território do Brasil. O caminho mais correto seria intensificar a fiscalização nas fronteiras e nos aeroportos internacionais. Ironicamente ou não, o Brasil é considerado pelos traficantes e mafiosos mais periculosos do mundo, um país para refugiados.
A droga ilícita mais consumida no Brasil é sem sombra de dúvidas, a maconha. A cannabis sativa que já foi utilizada com fins medicinais, hoje é proibida e é utilizada em forma de cigarro, o famoso ''baseado''. Muitos críticos defendem não só a descriminalização, assim como a legalização da mesma. Surgiu a pouco tempo alguns movimentos sociais que visam a reivindicação para que a maconha fosse legalizada. Uma questão um tanto quanto polêmica, já que os próprios usuários argumentam que a erva nunca matou ninguém.