estudante
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TENCOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E
TECNOLOGIA DO MATO GROSSO - CAMPUS CONFRESA
RELATÓRIO TÉCNICO CULTURA DO SORGO
CONFRESA-MT
Fevereiro - 2015
NOME DOS ALUNOS
RELATÓRIO TÉCNICO CULTURA DA (O) …....
Relatório Final apresentado como parte dos requisitos de avaliação do disciplina de Olericultura do 1º ano do curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso – Campus Confresa.
Orientador/Docente:
Confresa-MT
Fevereiro de 2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Histórico geral da cultura, origem, importância econômica, alimentar, social, produção nacional/regional/estadual e se tiver dados municipal, principais usos, descrição botânica, e uma visão geral do trabalho a campo.
O Sorgo é da família Graminea, gênero Sorghum e é classificada como Sorghum vulgare Pers, se assemelha muito ao milho nas primeiras fases do desenvolvimento do milho, esta cultura apresenta leve camada de cera sobre as folhas, e o seu caule não é recoberto por pêlos. Mas glabras. Com essas duas características ajudam a distinguir as gramíneas na fase em seu desenvolvimento. A planta apresenta sistema radicular fasciculado comparativamente bem maior que o do milho, motivo que explica sua maior resistência à seca. Nos sorgos, os colmos são cilíndricos e cheios, divididos por nós, de onde saem às folhas. A altura das plantas varia de 80 cm a 5-6 m, conforma o tipo. As variedades anãs, do mesmo ciclo vegetativo, apresentam igual número de folhas que as normais. Sistema radicular, o crescimento das raízes do sorgo é relacionado com temperatura e é limitado pela falta de umidade no solo, um sistema radicular muito eficiente pode ajudar na disponibilidade de H2O, o sistema radicular do Sorgo pode chegar até a 1,5 cm (Sendo 80% até 30 cm de