hkl-mn
A Lua de Joana
É um texto literário com uma linguagem simples e perceptível para todos pois esta escritora, Maria Gonzalez, escreve essencialmente para o público adolescente.
Personagens:
Joana: É uma jovem simples, de uma classe social alta que sofreu muito com a perda da sua melhor amiga, a Marta. Vive com os pais, com o irmão e a sua avó. Os pais não dão importância aos filhos pois só se preocupam com o trabalho. Joana sente que a única pessoa que se preocupa com ela é a avó Ju que com o desenrolar da história também vai acabar por morrer. É uma adolescente que vive isolada no seu mundo com a sua Lua, desde a morte de Marta.
Marta: É uma personagem “vazia” que não aparece na obra, pois faleceu, mas é a quem todas as cartas de Joana são dirigidas. A Marta morreu de overdose.
Diogo: É um adolescente rebelde e traumatizado com a morte da sua irmã. É a paixão de Joana desde menina. Apesar de Diogo conhecer bem os perigos das drogas acaba por se envolver nelas também.
Espaço: A narrativa não descreve um determinado espaço mas muita coisa acontece no quarto de Joana e no liceu.
Tempo: As cartas são escritas durante cerca de dois anos, a primeira carta escrita é um mês depois da morte de Marta, em 28 de Agosto de 1992.
Narrador: É autodiagético, fala em 1ª pessoa.
Resumo:
Esta obra conta a história uma adolescente cuja melhor amiga era a Marta que morreu devido ao consumo de drogas. Sentindo a sua falta, Joana resolve então começar a escrever cartas para Marta, a sua amiga já falecida, nas quais relata o seu dia a dia, as suas tristezas, as suas alegrias e as suas angústias, como se tratasse de um diário, este diário tem como objectivo que essa amizade não caia em esquecimento e também serve de refugio para a Joana. Ela escreve sempre no seu quarto, no centro dele existe um baloiço em forma de lua pendurado no tecto. A lua descreve o estado de espírito de Joana, quando a lua se encontrava em posição de