Estudante
Existe uma história também que o forró foi criado quando uma base america foi instalada no nordeste no periodo da segunda guerra mundial.
Em 1949, Luiz Gonzaga gravou "Forró de Mané Vito", de sua autoria em parceria com Zé Dantas e em 1958.O forró tornou-se um fenomeno pop no inicio dos anos de 1949 e em 1950.
Devido as más condições de vida no Nordeste muitos vieram para outras regiões do país, o que fez a musica nordestina, principalmente o forro se espalhar pelo Brasil.
Nos anos 1970, surgiram, nessas e noutras cidades brasileiras, "casas de forró". Artistas nordestinos que já faziam sucesso tornaram-se consagrados (Luís Gonzaga, Dominguinhos, Trio Nordestino, Genival Lacerda) e outros surgiram.
Dança
Uma das principais características do forró é o ato de arrastar os pés durante a dança. Esta é realizada por casais, que dançam com os corpos bem colados.
Principais cantores e bandas de forró:
- Chico Salles
- Dominguinhos
- Falamansa
- Genival Lacerda
- Jackson do Pandeiro - Luiz Gonzaga
- Oswaldinho do Acordeon
- Sivuca
Influencias rítmicas
No contexto musical, forró recebeu influências de ritmos como baião, xote, xanxado, coco; o baião já era dançado em roda no nordeste brasileiro no século XIX. O xote se originou no final do século XIX, sendo de origem européia.
Luiz Gonzaga Conhecido como o Rei do Baião, estilo que deu origem ao forró, foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão