O Brasil torna-se independente
Uma das razoes de queixa da população era a pesada carga tributaria,havia impostospara tudo. tributos sobre as atividades produtivas,sobre produtos específicos como açúcar,tabaco e algodão sobre a circulação de mercadoria etc.
2.Quais eram os motivos de descontentamento dosportugueses diante das decisões de Dom João em permanecer no Brasil?
O descontentamento também não era pequeno. ate 1814, ano em que terminou a ocupação francesa do território luso, a presença dafamília real na colonia era compreensível e justificável para boa parte da população.porem,com a queda de Napoleão em 1815, os portugueses não viam mais razão para Dom João continuar em terrasbrasileiras.
3.a revolução pernambucana de 1817 eclodio num momento de tensão politico em brasília e em Portugal. explique quais eram os objetivos dos revolucionários e qual foi p desfecho do movimento. inspirados na revolução francesa os lideres da insurreição pernambucana, como ficou conhecida o movimento, redigiram o esboço de uma constituição que garantia a igualdade de direitos a liberdade deimprensa e tolerância religiosa, em 6 de março de 1817 grupos rebeldes ocuparam alguns quarteis e bairros do recife. o movimento com tudo enfraqueceu,se com as decisões com os proprietários de escravosa rebeldes que queriam por fim a escravidão.
ELEMENTARES, destinadas a dar a alfabetização primaria: ler, escrever e, frequentemente, também calcular. A escola funcionava em locais alugados ou na casa dos ricos, as crianças sedirigiam para lá acompanhadas dos pedagogos, escreviam com estilete sobre tabuletas de cera, aprendiam as letras do alfabeto e sua combinação, calculavam usando os dedos ou pedrinhas passavam boa parte dodia na escola e eram submetidas à rígida disciplina, que não excluía as punições físicas.
SECUNDARIA OU DE GRAMATICA, se aprendia a cultura nas suas diversas formas: desde a música até a