estudante
Peter Singer, filósofo é conhecido por defender o aborto e a eutanásia assim como o debate dos problemas sociais e ambientais. Em sua filosofia moral mostrou argumentos nos seguintes pontos de vistas: bioética, ética ambiental e os desafios das mazelas sociais.
Para os demais utilitaristas uma ação moralmente boa será aquela que maximizar o prazer do individuo ou população, e ainda acreditam que os animais são capazes de experimentar dor e prazer e, portanto, também são passiveis de atenção moral.
Singer adota outra posição qual seja o utilitarismo de preferências que é aquele no qual não importa maximizar prazer e sim adequar as ações ás preferências daqueles que foram atingidos por referidas ações.
Os pontos de ética abordados pelo autor são os seguintes:
Bioética:
O que se discute aqui é a defesa do aborto e da eutanásia partindo do ponto de vista que uma ação moral deve ter em conta um interessa das pessoas envolvidas. Singer defende que quando alguém afirma que a vida é sagrada, está se referindo a vida humana, mas ele nega que a mesma deva ser assim tão protegida.
Especismo e meio ambiente: Para Singer a vida ambiental deve ser tão protegida como a vida humana, abordando as atitudes atuais do homem.
Miséria Social: Aponta ainda as mazelas sociais como a fome, a desigualdade de riquezas e a situação dos refugiados em todo o mundo. Expõe o seguinte argumento a favor da obrigação de ajudar; se pudermos impedir que algo de ruim aconteça sem termos que sacrificar algo tanto importante quanto, devemos impedir que aconteça; a pobreza absoluta é uma coisa ruim; existe uma parcela de pobreza absoluta que é possível impedir sem que seja necessário sacrificar nada de importância moral comparado; portanto devemos impedir a existência de uma parcela da pobreza absoluta.
UMA TEORIA DA JUSTIÇA – RAWLS No tocante a teoria de Rawls é