estudante
No aprendizado é de grande importância o desenvolvimento das valências físicas, que hoje em dia devido aos padrões de vida do mundo atual, onde o desenvolvimento tecnológico limita o desenvolvimento físico, com a permanência das crianças em lugares mais restritos, não proporcionando uma vivência motora adequada.
Por isso no nosso treinamento devemos simular obstáculos para desenvolver as valências com exercícios, combinados com a parte técnica do futsal. Um exemplo para ilustrar e colocar plintos de ginástica para a criança pular e na sequência dominar a bola, conduzir e finalizar. Neste exercício se trabalha a força para pular, equilíbrio quando saltou e as técnicas de domínio e chute, assim podem criar diversas situações.
Quanto ao desenvolvimento dos fundamentos técnicos e táticos, devemos fazer jogos educativos aonde no confronto vai se trabalhar defesa e ataque, e assim direcionar nosso treino para um objetivo a ser trabalhado. Um exemplo é fazer um jogo para desenvolver passe que seria dividir a quadra em três setores horizontais, colocar em cada setor cinco jogadores (três atacantes e dois defensores nos setores extremos) e no setor do meio dois atacantes e dois defensores. Como regra, os jogadores não podem sair dos setores e a bola tem que chegar ao ataque através do passe. A defesa só poderá iniciar sua ação em qualquer setor, depois que a bola chegar ao atacante. Assim vai se trabalhar dois importantes fundamentos de ataque: o passe e a linha de passe. Quanto a defesa estará trabalhando o equilíbrio e a ação de roubar a bola, que é o principio da marcação, conhecido como "botar o pé".
Este trabalho pode e deve ser também feito nas categorias adultas, porém variando o nível dos exercícios adaptados