Resumo do artigo atletismo na escola
Apoiados pelo Núcleo de ensino da Pró-Reitoria de graduação da UNESP, os autores do relato desenvolveram o projeto, “Atletismo na Escola”, em três partes; a primeira, a realização de uma visita à pista de atletismo, onde os alunos tiveram contato com algumas modalidades do atletismo, tais como: corrida, saltos, etc.; a segunda, uma exposição de imagens de atletismo na própria escola dirigidas às crianças, pais, professores e comunidade; na terceira etapa houve a realização de minicurso, no qual os alunos desenvolveram atividades utilizando materiais alternativos para sua realização.
Com base em suas conclusões e argumentações, compreende-se então que a proposta do projeto intenciona que se reflita a prática do atletismo como algo tangível, realizável dispensando até a utilização de materiais oficiais. Parafraseando o texto; “A utilização de materiais adequados estimula o interesse dos alunos, os aparelhos oficiais aparecem como algo fundamental em termos de interesse das crianças; as crianças colocam-se na posição de executores dos movimentos do atletismo”, embora, sua utilização não seja imprescindível, como também citado no texto “os materiais alternativos aparecem como uma possibilidade de se praticar o atletismo em qualquer local” ( p. 97).
Chama a atenção nesse relato, a própria motivação para que tal fosse escrito, levando-se a refletir a baixa utilização do atletismo como prática nas aulas de Educação física.
Portanto, pode-se, como conclusão a este texto, afirmar que a prática do atletismo como parte dos conteúdos das aulas de educação física, em vista de sua importância no desenvolvimento físico e na formação das bases das práticas esportivas, não recebe a devida consideração, por diversos fatores,