Estudante
Contents
Introdução 3
Tipos de turbinas axiais 3
Turbina Kaplan 3
Turbina Bolbo 5
Vantagens da turbina Bulbo 5
Turbina Straflo/Straight Flow 6
Turbohélice 7
Conclusão 8
Turbinas Axiais
Introdução
As turbinas são, hoje em dia, uma forma bastante proveitosa de tranformar energia mecânica em energia elétrica, sendo estas utilizadas em centrais hidroeletricas
Tipos de turbinas axiais
Visto que turbinas axiais são aquelas que têm um sentido de escoamento paralelo ao eixo (o escoamento não altera de direção quando ultrapassa o rotor) iremos referenciar neste trabalho os tipos existentes deste genero de turbina, sendo estes as Turbinas Kaplan, Turbohélices, Turbina bolbo e Turbinas Strafflo.
Turbina Kaplan
As turbinas Kaplan foram concebidas por Victor Kaplan (engenheiro Austriaco), que através de métodos experimentais e teóricos inventou um novo tipo de turbina.
A principal caracteristica deste género de turbina é a possibilidade de adaptação das pás do rotor para que possa ser optimizada a absorção de energia consoante a quantidade de fluxo existente (para baixo fluxo as pás são posicionadas de uma forma praticamente horizontal enquanto que para um fluxo mais elevado as pás adotam uma posição diagonal). Esta mobilidade das pás também assegura que em alturas de alto caudal as pás não sofram pressões desncecessarias. Outro factor de segurança é a adaptação do numero de pás que é facilmente perceptivel que quanto maior numero de pás existirem menores serão as tensões em cada uma e consequentemente no eixo que suporta o conjunto. Esta genero de Turbina suporta entre 4 a 8 pás.
Vantagens gerais
Bom rendimento numa gama ampla de potência e de queda;
Velocidade de rotação elevada.
Maior eficiencia em cargas máximas;
Maior capacidade de vazão;
Em baixas quedas a bulbo permite alcançar uma maior produção anual de energia.
A principal