arquimedes
HIDROSTÁTICA (Princípio de Arquimedes)
I) Objetivos
Constatar, experimentalmente, a dependência do empuxo em relação ao volume do líquido deslocado e calcular as densidades de misturas conhecidas.
II) Introdução Teórica
Define-se densidade relativa de um corpo de massa M e volume V como sendo a relação
entre sua massa específica µ e a da água µa ou seja: d
. Sabemos que a massa específica de
a
m uma substância é dada por: onde m = massa da substância e V= Volume.
V
O Princípio de Arquimedes- “Um corpo, ao ser mergulhado num líquido, sofre a ação de uma força de sentido ascensional, cujo módulo é igual ao peso do volume de fluido deslocado pelo corpo”. Pa= peso aparente (peso que o corpo apresenta ter quando mergulhado no fluido)
E= força que age sobre o corpo= empuxo
P= peso do corpo
a
III) Procedimento Experimental
1. Inicialmente entenda o funcionamento de todos os componentes do sistema que será manipulado em especial o dinamômetro que requer cuidados durante a utilização.
2. Monte o sistema conforme a figura da montagem.
3. Determine o volume do cilindro e do êmbolo através de medidas realizadas com o paquímetro, determinando o respectivo erro médio.
4. Determine o peso do conjunto composto pelo cilindro e o êmbolo (cilindro de arquimedes), utilizando o dinamômetro.
5. Coloque 500 ml de água no becker.
6. Soltando a trava de sustentação do aparato abaixe cuidadosamente o sistema até que o êmbolo esteja completamente submerso. Faça então a leitura do valor indicado no dinamômetro e anote.
7. Recolha, com a seringa, água do becker, medindo o volume retirado com a escala da seringa e encha o cilindro completamente. Torne a deixar o êmbolo completamente submerso. Faça então a leitura do valor indicado no dinamômetro e anote. Descreva o ocorrido.
8. Dissolva totalmente 50 g de sal na água do becker e repita o procedimento já realizado para água. 9. Lave o becker e coloque 500