Arquimedes
De fato, existem inúmeras referências a Arquimedes nos escritos de sua época, dada a reputação quase sem par que ele ganhou neste período. Curiosamente a razão para isso não era um interesse generalizado em Matemática, mas sim nas máquinas que inventou para serem usadas na guerra. Estas armas foram particularmente eficientes na defesa de Siracusa contra os Romanos, liderados por Marcelo.
As conquistas de Arquimedes são de tirar o fôlego. Ele é considerado por muitos historiadores como um dos maiores matemáticos de todos os tempos. Ele chegou a aperfeiçoar um método de integração que permitia calcular áreas, volumes e áreas de superfícies de muitos corpos.
2. Um pouco de curiosidade...
Teoria da alavanca Simples
Arquimedes afirmou que dada uma força, qualquer peso poderia ser movido. O rei Hieron maravilhou-se com tal afirmação, pedindo-lhe uma demonstração prática.
Arquimedes tomou um navio do rei, o qual não poderia ser movido sem ajuda de muitos homens, carregando-o de passageiros e de mercadoria. Colocou-se a certa distância e sem grande esforço puxou as polias, movendo o barco em linha reta suavemente, como se estivesse no mar. A teoria da Alavanca Simples formulada por Arquimedes resume-se assim a uma célebre frase:
"Dai-me um ponto de apoio e levantarei a terra."
3. EUREKA! EUREKA! EUREKA!
O experimento quase contemporâneo de Arquimedes de Siracusa sobre a densidade relativa dos corpos é muito engenhoso. A história da sua descoberta foi relatada pelo arquiteto romano