Arquimedes
Arquimedes foi um matemático, físico, engenheiro, inventor e astrónomo grego. Nasceu em cerca de 287 a.C., em Siracusa, na Sicília em Itália. Filho do astrónomo Fídias, de uma família respeitada pelo rei Hieron. Cedo foi estudar para Alexandria numa escola de matemática, que havia sido fundada por Euclides (c.330-265 a.C.). Em Alexandria fez numerosos amigos estudiosos com quem se correspondeu ao longo da vida, como por exemplo o matemático Erastóstenes.
Embora poucos detalhes sejam conhecidos da sua vida, foi considerado um dos maiores sábios da Antiguidade, tendo sido o autor de uma enorme quantidade de invenções mecânicas e de engenhos de guerra. Ficou célebre pelo princípio que formulou, segundo o qual “todo o corpo submergido num fluido experimenta um impulso de baixo para cima, igual ao peso do fluido por ele deslocado”, e que permite determinar o peso específico dos corpos.
Foi assassinado pelos Romanos em 212 a.C., quando estes conquistaram a cidade. Anos depois, Cícero ao visitar o seu túmulo viu que era encimado por uma esfera inscrita num cilindro. Arquimedes tinha descoberto e provado que a esfera tem exatamente dois terços do volume e da área da superfície do cilindro a ela circunscrito (incluindo as bases do último), e considerou essa como a maior das suas realizações matemáticas.
PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES
Conta a lenda que Hieron, rei de Siracusa, receava ter sido enganado pelo ourives a quem tinha encomendado uma coroa de ouro puro e terá solicitado a Arquimedes que encontrasse uma forma de comprovar a natureza do material sem a danificar. Arquimedes terá encontrado a solução ao verificar que á medida que entrava num recipiente completamente cheio de água para se lavar, parte dela transbordava. Arquimedes percebeu que para averiguar a densidade da coroa bastava colocar uma coroa de ouro puro num recipiente completamente cheio de água e em seguida determinar o volume de água transbordada. O clássico enunciado deste