estudante
DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA
ZOOTECNIA ESPECIAL A
RELATÓRIO SOBRE BOVINOCULTURA DE LEITE
Recife, 2014
Bovinocultura de leite
INTRODUÇÃO
O leite está entre os produtos mais importantes da agropecuária brasileira e de diversos países, como: Estados Unidos, Índia, China e Rússia. Junto à importância econômica está seu grande valor nutritivo, com maior concentração de cálcio, indispensável para a formação e manutenção dos ossos. Suas proteínas são completas e proporcionam boa formação dos tecidos, além da vitamina A, o leite possui vitamina B1, B2 e minerais.
Além da importância econômica e nutricional, é responsável pela geração de empregos em propriedades que exploram a bovinocultura leiteira. O agronegócio do leite no Brasil, é responsável por 40% dos postos de trabalho no meio rural. Porém, é necessário adequação na tecnologia de produção, visando maior qualidade do produto.
A atividade em números: no mundo, no Brasil e em Pernambuco /Os produtos
Em 2010 a produção mundial de leite foi de 695,7 bilhões de litros, dos quais o Brasil contribuiu com 4,42% ou 30,7 bilhões de litros. Entre 2000 e 2010 a produção cresceu em média 4,4% ao ano, a segunda maior taxa anual de crescimento do mundo. O primeiro lugar foi da China, com 17,61%.
Países como China, Índia, Nova Zelândia e Brasil aumentaram significativamente a sua produção de leite nos últimos anos, bem como sua participação no cenário mundial, enquanto países como França, Alemanha e Rússia diminuíram sua produção, o que permitiu que novos países produtores de leite viessem a se estabelecer no mercado internacional.
A comercialização do leite e de seus derivados no Brasil ocorre, fortemente, vinculada ao mercado interno. Dos 28,5 bilhões de litros de leite produzidos, no ano de 2009, cerca de 80% são provenientes de 6 Estados: Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.O leite fluído