Turismo
O Turismo Social é uma forma de desenvolvimento e inclusão social que visa questões como preconceito, renda, estado social que não se adequam a atividade turística. E com isso podemos oferecer uma inclusão e interação social com outras culturas, favorecendo o enriquecimento de aprendizagem de novos conhecimentos e não só apenas uma simples viagem ou atividade turística.
Outro fato que devemos relevar é que o Turismo Social foca na correção das desigualdades sociais e econômicas.
De acordo com o artigo 6 da Constituição Brasileira, esta incluso o direito ao lazer, ou seja, qualquer cidadão pode ter acesso a esse direito. Com isso pode se afirmar que o Turismo Social vem a ser uma nova maneira de preocupação à inclusão e o desenvolvimento social do país. Tendo como objetivo inúmeras melhorias, tantas no quesito social e econômico, influenciando direta ou indiretamente no mercado Turístico.
O secretario de Desenvolvimento e inclusão Social, Luiz Maraschin, foi uns dos principais responsáveis em estabelecer projetos que beneficiaram o Município de Balneário Camboríu no quesito social e econômico, um deles como o Programa Nacional de Microcrédito Crescer Caixa, que vem a gerar grandes empregos a população, outro projeto que vem se destacando é a preocupação de qualidade de vida na terceira idade no município.
Balneário Camboriú tem é considerada um dos principais pólos turísticos do Sul do Brasil, destacando-se com suas Ilhas, praias , museus , bares , restaurantes e entre as coisas. Embora com todos esses atrativos turísticos com perfis para jovens, são população atinge 20% de idosos, ou seja, chega aproximadamente a 23mil pessoas. E com essa questão, Luiz Maraschin promoveu um projeto que visa a ligação da qualidade de vida e turismo da