Estudante
Com a morte de Lenine em janeiro de1924, Estaline vai governar entre 1928 a 1953.
Este, vai transformar a URSS na terceira potência industrial a nível mundial, conseguindo-o através da coletivização dos campos, da planificação económica e do totalitarismo repressivo do Estado.
Coletivização dos campos e planificação económica
Considerava-se a coletivização rural imprescindível ao avanço da indústria, uma vez que libertaria mão de obra para as fábricas e fornecia alimentos para os operários.
Deste modo, o movimento foi empreendido contra os kulaks (camponeses ricos), a quem lhes foi retirada as terras e gado.
- Kolkhoses: retirada das terras aos kulaks, que passam a ser trabalhadas pelos camponeses da mesma aldeia;
- Sovkhoses: terras do estado que são trabalhadas pelos assalariados.
Apesar da resistência à coletivização, que levou muitos lavradores a abaterem as cabeças de gado, os resultados foram satisfatórios, principalmente no que diz respeito ao trigo, algodão e à beterraba para açúcar, dado que a URSS se tornou autossuficiente na sua produção.
A produção industrial, por sua vez, desenvolveu-se através da planificação económica, realizando planos quinquenais (5 anos), sendo que qualquer um deles tinha objetivos e metas:
- 1ª Plano (1928-1932): visou a indústria pesada, ligada à construção de infraestruturas. Apostou na formação de especialistas e engenheiros e recorreu a técnicos estrangeiros.
- 2º Plano (1933-1937): visou a indústria ligeira (bens de consumo como vestuário e calçado). Os seus resultados foram considerados honrosos.
- 3º Plano (1938-1941): visou a indústria pesada, hidroelétrica e química. Deveria prolongar-se até 1945, mas devido à Segunda Guerra Mundial foi interrompido.
Para aumentar a produção o Estado implementou medidas estimulantes e coercivas (utilização da força).
A nível de estímulo utilizou-se a emulação (heroísmo), isto é, o operário que produzisse mais via o seu nome e fotografia à