Estudante
Entender que existe conexão entre as teorias e metáforas, porque todas elas buscam, de certa forma, explicar os efeitos e entender o que ocorre no meio da comunicação.
Situando no tempo:
1) Agulha Hipodérmica / Bala Mágica Tratam-se de METÁFORAS, desenvolvidas no período entre Guerras.
Agulha Hipodérmica --> As informações são colocadas no cérebro do receptor (pessoas) como se fosse uma vacina, partindo do princípio de que quem foi atingido não possui anticorpos (instrução e conhecimento para se ter uma visão crítica do assunto que foi lançado) para reagir às informações.
Bala Mágica --> As mensagens são como balas que atingem o cérebro do receptor, tornando-o facilmente manipulado pelos meios de comunicação. (Entendemos então o por quê de sempre falarmos em público alvo).
RELAÇÃO DESSAS METÁFORAS COM O BEHAVORISMO!!!!!!!!!!!
O Behavorismo parte do princípio de que a partir de estímulos (reforços), é possível se obter respostas a eles. Por exemplo, quando se estimula o comportamento de alguém por intermédio de algo (que são chamados de reforços, seja algo positivo como dar um brinde ou algo negativo como repressão) pessoa estimulada passa a responder conforme o objetivo do estímulo. O filme laranja mecânica trata isso muito bem.
Ex: O Alex, personagem principal era um arruaceiro e vivia batendo nos mendigos e arrumando confusão. Até que ele é capturado e levado a um centro de reabilitação que faz um tratamento a base da força com ele. O põe para ver imagens de pessoas morrendo e de agressões, a fim de deixá-lo chocado e a partir de então, ele começa a mudar o pensamento e se torna uma pessoa totalmente passiva. Ou seja, por meio de reforços negativos (mostrar imagens chocantes e o forçando a ver todas elas, o comportamento dele foi estimulado).
CRÍTICA AO BEHAVORISMO: A aplicação da prática behavorista pode funcionar em um primeiro momento, porém, ela não constrói valores, mas sim a idéia de que o nosso comportamento