Estudante
CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE ELETRÔNICA E SISTEMAS
Relatório
Prática 00: Apresentação das Placas
Prática 01: Lógica Combinacional
Recife ,10 de Novembro de 2014
Proposta exigida na Prática 00:
1) Conectar uma placa BASIC_IN a uma placa BASIC_OUT.
Observar quais dos LEDs da placa de saída pulsam quando os botões são acionados.
Ao apertar os botões S1 e S2 da placa BASIC_IN, os leds que pulsão no display, são os leds da configuração a e b respectivamente.
3) Explique a lógica pela qual os LEDs acendem ou apagam nas duas placas, sendo que um INVERSOR é utilizado como ‘driver’ (fornecedor) de corrente para cada um dos LEDs.
Em uma configuração comum (ideal), o led de diodo emite luz quando a diferença de potencial no anodo for maior que o potencial do catodo. De acordo com o esquema datasheet, na súmula, o terminal anodo comum, está ligado no +VCC, enquanto o terminal catodo comum, esta ligado no inversor.
Acontece que, quando é mandado o nível lógico 1 (alto), o inversor inverte o sinal lógico, mandando zero (lógico) para o catodo, fazendo o diodo emissor de luz a acender. E quando é mandando nível lógico zero, pelo mesmo princípio, não ocorre ddp, impedido que o led acenda, ou fazendo mesmo apagar.
Essa técnica tem a finalidade de diminuir a variação de corrente fornecida pela FPGA, para as placas Basic in – out.
4) Explique como funciona a lógica que acende os LEDS no DISPLAY, uma vez que o display é do tipo ÂNODO COMUM (ou seja, todos os ânodos dos diodos leds do display estão ligados em +3,3V)
O fato, é que o display tem a configuração de anodo comum, pois os leds estão ligados em +VCC, porém devido aos inversores, a FPGA enxerga e trata o display como um catodo comum.
5) Explique para que servem os resistores R1... R8 na placa BASIC_OUT.
Esses resistores colocados em série com o display, tem a finalidade de limitar a corrente fornecida ao mesmo,