estudante
Definição de Acidente Geográfico:
Um acidente geográfico ou acidente de relevo salienta as formas topográficas que interessam apenas no plano horizontal. Trata-se de uma entidade diferenciada no relevo da Terra, ou seja, na formação de solos continentais e costeiros. E cada uma destas diferenças recebe um nome distinto.
Definição de Litoral:
Faixa de terra emersa, banhada pelo mar, o litoral não é apenas a linha de contato entre o mar e a terra, mas sim a área de influência do mar em relação às variações das marés, das ondas e das correntes marinhas.
No caso do Brasil temos o litoral do tipo Atlântico, o qual tem uma estrutura de dobramento ou de falhamento, oblíqua à costa. Como consequência tem-se um litoral mais rico em acidentes salientes (cabos, pontas, etc.) e reentrantes (baías, golfos, enseadas, etc.) A costa brasileira possui uma das áreas litorâneas mais extensas do mundo – 7.367km em linha continuam ou 9.198 km considerando-se os recortes geográficos do litoral.
Cabo
Cabo é um acidente geográfico formado por uma massa de terra que se estende por um oceano ou mar que lhe está adjacente. Um cabo em geral tem mais importância que um promontório (ponta de terra que mais adentra em direção ao mar), e muitas vezes exerce influência sobre correntes costeiras e outras características oceanográficas de seu meio. Um cabo, portanto, é uma península estreita. É sinônimo de promontório.
Arraial do Cabo, Rio de Janeiro – Brasil
Baía
Baía é a entrada do mar sobre a costa de um continente, com uma abertura estreita. Em oposição a um cabo.
O golfo é uma baía de grandes dimensões. Exemplo: Golfo de Sidra.
As baías detiveram e detêm importância econômica e estratégica uma vez que são, normalmente, locais ideais para construção de portos e docas. Reentrância da costa litorânea por onde o mar avança para o interior do continente.
Baía de Guanabara, Rio de