Estudante
Com o aumento da produção mundial de petróleo, derivados e gás natural gera como consequências a maior necessidade de escoamento da produção e de distribuição de combustíveis.
O consumo de gás natural corresponde a 9% de participação na matriz energética nacional, o aumento do consumo de gás natural faz com que a indústria de transporte por dutos visualize mais oportunidades de negócio.
O transporte de cargas acontece no interior de uma linha de tubos ou dutos, e o movimento dos produtos se dá por pressão ou arraste deles por meio de um elemento transportador.
A Norma Brasileira aplicável ao projeto de dutos é a NBR 12.712 – PROJETO DE SISTEMAS DE TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE GÁS COMBUSTÍVEL, que fixa as condições mínimas exigíveis para o projeto, para a especificação de equipamentos e materiais, outra norma aplicável ao projeto de dutos é a N-464 H – CONSTRUÇÃO, MONTAGEM E CONDICIONAMENTO DE DUTOS TERRESTRES, da Petróleo Brasileiro S/A (Petrobras), que fixa as condições exigíveis para construção, montagem, testes, condicionamento e aceitação de dutos através dos requisitos técnicos e práticas recomendáveis nela contidos.
Em todos os casos precisam ser providenciadas e instaladas placas de advertência e orientação, além da presença constante de sinalizadores e proteções de cercas nas laterais da rodovia ou estrada, como recomendação de segurança.
O projeto de gasodutos deve ser executado por padrões e procedimentos estabelecidos pelas grandes companhias do setor e pelos órgãos governamentais, requer um estudo preliminar, para se evitar erros e prejuízos antes da execução.
DESENVOLVIMENTO
Gasoduto É uma tubulação utilizada para transportar gás natural de um lugar para outro. O gasoduto pode fazer filtração em pontos estratégicos para a melhor obtenção do produto que se quer ter, podendo ser também pressurizado.
A Bolívia é um dos grandes produtores de gás natural mundial, transportado para o Brasil