Estudante
Frederico Ferreira de Oliveira - UNIPAC
Mestre em Administração – UNIPAC
E-mail: turofredfo@uol.com.br
Fone: (32)3311-3148; (32)9112-5260
Data da recepção: 21/09/07
Data da aprovação: 13/03/08
Resumo: Este artigo tem o propósito de demonstrar que, muitas vezes, o processo de compra sofre influências que fazem com que o comportamento do consumidor não corresponda a uma ordem convencional, considerada como normal. Essas influências podem ter origem social, situacional ou de marketing. O escopo do trabalho é, portanto, evidenciar que o comportamento do consumidor consiste na procura por bens e serviços com os quais mantém uma relação, principalmente com relação aos fatores culturais, que simulam as expectativas individuais sobre determinados produtos ou serviços. Os costumes dos consumidores estão relacionados com sua renda, sua atividade profissional, os tipos de lazer etc. Este fato torna-se ainda mais pertinente por estarmos vivendo num momento em que o marketing está voltado para causar sensações nos consumidores, fazendoos consumir muito mais para realizar seus desejos, justificar seus valores e crenças do que por uma necessidade real de compra.
Palavras-chave: - Turismo – Marketing – Comportamento do consumidor.
1. Introdução
Ao se observar o comportamento do consumidor em turismo nos mais diversos ramos de atividades ligadas diretamente pode-se perceber que não existe um padrão de consumo, um modelo a ser seguido ou mesmo influenciado somente por uma estratégia promocional, mas representa a união de distintos fatores sociais e psicológicos que o fazem eleger um determinado produto e preterir a outro.
Tal visão é alicerçada a partir dos parâmetros conceituais de marketing, os quais se lançam na pesquisa para compreender melhor como e quais fatores podem determinar ou mesmo direcionar o comportamento do consumidor e, assim auxiliar o profissional