Entrevista de enfermagem com paciente diabética
A avaliação nutricional é um processo sistemático, sendo o primeiro passo da assistência nutricional e importante segmento da anamnese, tendo como objetivo obter informações adequadas, a fim de identificar problemas ligados à nutrição, sendo constituída de coleta, verificação e interpretação de dados para a tomada de decisões referentes à natureza e à causa de problemas relacionados à nutrição.
Trata-se de um processo dinâmico, feito por meio de comparações entre os dados obtidos e os padrões de referência, que envolve não somente a coleta inicial dos dados, mas também a reavaliação periódica da evolução do estado nutricional do paciente, fornecendo subsídios para o próximo passo, que é o diagnóstico.
O trabalho apresentado trata-se de uma avaliação sucinta do padrão alimentício de um indivíduo com algum distúrbio que modifique sua alimentação (Doenças metabólicas, alergias e intolerâncias, anorexia e etc). Que serve como aperfeiçoamento na disciplina de semiologia e que contribuiu de forma significativa para o nosso aprendizado de forma geral. Foi realizada na cidade de Caxias-MA no período de 27 à 29 de fevereiro do ano de 2013.
O trabalho apresentado tem como objetivo nos permitir um contato mais próximo com pessoas que possuem restrições alimentares, e nos permitir estudar de forma mais eficaz as causas, benefícios ou consequências dessas restrições.
METODOLOGIA
Primeiramente houve um primeiro contato com a entrevistada, onde foram evidenciados um resumo de suas restrições alimentares devido ao diabetes mellitus tipo II. Foi marcada uma segunda visita para uma melhor coleta de dados.
Na segunda visita foram feita a real entrevista, uma demanda de perguntas que iam desde seus hábitos alimentares à prática de atividades físicas. Seguiu-se com algumas medidas antropométricas com o auxilio de uma fita métrica, tais como altura, cintura, quadril e peso estimado.
Após a conclusão da pesquisa conversamos por um tempo o que me trouxe dados ainda