estudante
Dalmo
de Abreu Dallari
Professor Titular da Faculdade de Direito da Universidade de
São Paulo e Vice-Presidente da Comissão Internacional de Juristas
Resumo:
O Estado exerce influência fundamental na vida de todas as pessoas e de todos os grupos humanos. Esse é u m fato do nosso tempo, independente da vontade de cada, não havendo u m a só pessoa, rica ou pobre, poderosa ou humilde, que possa ficar totalmente livre da influência do Estado. Por esse motivo, o Estado é tema de extraordinária relevância e m todos os estudos e pesquisas, de caráter teórico ou visando objetivos práticos, relativos aos comportamentos humanos. Assim, também, para a tomada das decisões de maior importância, de caráter político, econômico ou social, é absolutamente necessário considerar o Estado, como atender às suas determinações ou subtrair-se delas, como usá-lo para auferir benefícios ou para se defender de ameaças ou agressões de muitas espécies. Por todos esses motivos, é constante a preocupação com a evolução do Estado, com o papel que ele poderá representar na história da Humanidade, e m futuro próximo ou remoto. Assim sendo, este trabalho é baseado e m experiência histórica e considerando as circunstâncias presentes, levando e m conta os dados resultantes de estudos e pesquisas e m múltiplas áreas científicas que se ocupam dos comportamentos humanos, é u m esforço de predição quanto ao futuro do Estado.
N ã o é u m a proposta para o futuro n e m u m a especulação abstrata, m a s , diferentemente disso, é u m a tentativa de predição do futuro do Estado com bases científicas. Abstract:
The State exerts primordial influence in the life of ali the people and ali the human groups. This is a fact of our time, independent of the will of each one, not having anyone, rich or poor, powerful or humble person, w h o can be total free of the influence of the State. For this reason, the State is subject of extraordinary