Estudante
PARTICIPANTES:
EVELYNE NOYER
AGNÈS THURNAUER
EMILIE DESCOUT
GÉRARD VILPOIX
DIDIER CASTERAN
LÉANDRE LEBER
SINOPSE:
Filme aborda o tratamento psicanalítico por intermédio de seis testemunhos de fragmentos da experiência de análise. Seus protagonistas, misto explícito de atores e pessoas reais, com a força de seu relato, nos aproximam vivamente do coração dessa experiência, de seus efeitos na vida de cada um. O filme não dispensa os recursos de ficção para realçar os efeitos de verdade que emanam desses testemunhos precisos dessas pessoas comuns, de diversas origens, percursos, mundos, a que dá voz e cor. É isso que nos toca e nos leva a vislumbrar o peso e a força que a psicanálise pode ter nos destinos singulares.
EVELYNE NOYER E A PSICANÁLISE
Falas de: Evelyne Noyer“Um dia fui jogada no chão por uma força que me derrubou. Fiquei completamente arrasada. Eu tinha a impressão de pesar 30 mil toneladas e não podia mais me levantar. Percebi que havia algo acontecendo, que era físico, que era muito físico, mas sabia que não era só físico. Era um pouco: levanta-te e anda... Levanta-te, levanta-te... Vá buscar...”.
Nessa passagem percebe-se a importância de uma investigação inicial por parte do analista, o mesmo deve saber se a paciente tem feito exames médicos, se sua situação é apenas de ordem física, ou de ordem psicossomática. Neste caso, sendo de ordem psicossomática a paciente tem que colaborar para seu processo de cura, pois o analista não faz milagres.
“Eu já acreditava na psicanalise, então fui ver um psicanalista. Mas o primeiro psicanalista que encontrei era horrível. Então pra me levantar, foi muito difícil. Me levantei, consegui me levantar, conseguir me maquilar, conseguir ir até lá, mas me deparei com um psicanalista horrível, que encarnava tudo aquilo que eu detesto. Então em seguida tentei outro. Bem, o outro era muito sedutor. Tão sedutor que eu não parava de lhe contar tudo que tinha feito em termos de