Estudante
QUESTÕES DO LIVRO (ÚNICO)
Pág. 281, exercícios 1,2 e 3 – excreção
Pág. 285, exercícios 1,2,3,4,5 e 8 – sistema nervoso
Pag. 292, exercícios 1 e 3 – hormônios
PÁG. 281
É o ácido úrico, sua vantagem seria que é pouco solúvel e de baixa toxicidade, permanecendo mais tempo no organismo do animal e quando eliminado, se faz com perda mínima de água e também é considerado uma adaptação a vida terrestre.
Anelídeos: o sistema excretor desses animais consiste em um conjunto de nefrídios, ou chamados também de metanefrídios. São estruturas que tem um nefróstoma ciliado, que tem forma de funil, e que graças aos batimentos ritmados dos cílios, retira as excretas de líquidos entre os órgãos, passando-as em seguida para um tubo fino, chamado de nefroduto, onde as excretas são eliminadas no meio externo através do nefridióporo, que é um poro excretor.
Insetos: a excreção é feita através dos túbulos de Malpighi, que são estruturas que coletam as excretas da hemolinfa e as transportam até o intestino, onde se misturam com as fezes e são eliminadas com elas.
A) Rins, uretéres, bexiga urinária e uretra.
B) Néfron, são as estruturas que formam os rins. As estruturas que o formam são: arteríols eferente, capsula renal, glomérulo renal, arteríola arerente, túbulo proximal, alça néfrica, túbulo distal e túbulo coletor
C) Filtração Glomerular é quando a pressão desenvolvida pelo plasma sanguíneo, no interior dos capilares do glomérulo renal, é suficiente para que um quinto do plasma se extravase para a cápsula renal. A esse liquido que extravasa, se dá o nome de filtrado.
D) Reabsorção renal são quando as substancias desejáveis ao organismo retornam do filtrado para o sangue. Esse “fenômeno” ocorre no túbulo proximal.
PÁG. 285
Sistema nervoso difuso – cnidários: é destituido de centros de coordenadores de funções nervosas, por isso recebe esse nome. É bem simples e consiste em uma rede de células nervosas espalhadas pelo corpo do animal.
Sistema