estudante
JHONATAN DUARTE DE SOUZA
LIDERANÇA
APLICADA AO COTIDIANO
2014
FLORIANÓPOLIS
INTRODUÇÃO
Para iniciarmos a falar de liderança é necessário lembrar que aquele que a tempos atrás era chamado de chefe hoje em dia já não satisfaz as exigências para ser um líder, Jack Welch nos traz dicas simples e de fácil absorção para nos tornarmos aquilo que as empresas mais procuram entre seus funcionários, um líder de verdade.
Com dicas simples ele nos faz perceber que a liderança esta presente dentro de cada um de nós, e que é necessário apenas exercitá-la para chegar a perfeição, como em qualquer outra aérea.
DESENVOLVIMENTO
Para começar a falar de liderança devemos saber a origem, séculos atrás quando os ocidentais tentaram afugentar a mancha das camadas emocional e espiritual em defesa da racionalidade, ignorando qualquer coisa que não fosse fruto dos cinco sentidos sensoriais, pois não eram condições reais. Tal fato regeu por muito tempo os estilos de liderança.
Nesse cenário onde a coletividade nos trouxe problemas ambientais e sociais grandíssimos e onde o caráter massificador anula a identidade, aquele que consegue refletir sobre si mesmo e leva isso para os outros, fazendo-os sair do anonimato, pode ser chamado de líder.
Os novos líderes detém grande responsabilidade pois as empresas não são apenas responsáveis por sua economia e área, fazendo assim que dentro do lucro da organização estejam inclusos transformação e evolução da sociedade para o bem comum.
Bem, claro que esse modelo de líder aplicado por Robson oudard Santarém se aplica aos que almejam a liderança de grandes organizações, quais devem ser suas preocupações e enfoques, mas o que podemos extrair de liderança para o nosso dia-a-dia?
Já vimos que os chefes de ontem, que apenas cobravam, sem oferecer ajuda ou recompensa já não são aceitos como os lideres de hoje, estes que são fortes, conversam e preparam seus subordinados, que resolvem logo os primeiros problemas, que recompensam os acima da