estudante
Para o estudo e identificação das bactérias é necessário isolá-las e cultivá-las, os meios de cultura são substancias que fornecem os nutrientes necessários ao desenvolvimento ou cultivo de bactérias fora do seu meio natural. Tendo em vista a ampla diversidade metabólica das bactérias. Existem vários tipos de meios de cultura para satisfazerem as variadas exigências nutricionais da bactéria, além desses nutrientes é preciso fornecer condições ambientais favoráveis ao desenvolvimento da bactéria, como o ph, pressão osmótica, umidade, temperatura, atmosfera (aeróbia e anaeróbia) e outras.
Quando uma amostra é coletada e levada ao laboratório clinico a fim de realizar sua analise microbiológica, o primeiro passo é o cultivo da amostra em um meio de cultura simples, permitindo o crescimento das bactérias presentes, após o crescimento, as bactérias são sujeitas a testes como a coloração de gram, e cultivos secundários em meios que promovem o isolamento e identificação. O meio de cultura é não-seletivo.
Objetivo:
Cultivar microorganismos, fora do seu meio natural, para a sua analise laboratorial.
Materiais e Métodos:
- Jaleco
-Bancada
- Tubos de rosca
- Pipeta Graduada
- Pêra
- Erlenmayer- Becker
- Swab- Alça Bacteriológica
- Placa de petri- Água Destilada
- Estante
- Meio de Cultura (Mueller Hinton)
-Balança Digital
- Espátula
1. Colocar 40 ml de água destilada no erlenmayer, depois colocar no Becker 30 ml dessa água, e pipetar mais 2 ml do erlenmayer e colocar no Becker. Para obter 32 ml de água destilada.
2. Pegar o Mueller hinton e com a espátula colocar na balança digital 1, 152 g.
3. Misturar o Mueller hinton na água.
4. Colocar a pêra na pipeta, e pipetar 4ml de meio de cultura, e depois colocar as 4 ml no tubo.
5. Passar o swab no local.
6. Depois segurar o swab com o dedo polegar e indicador da mão direita.
7. Segurar o tubo de rosca pela tampa, com o dedo mínimo e pela tampa.
8. Abrir o tubo com a mão esquerda deixando a