Estudante
1 – Em quais grupos estão divididas as teorias ético-normativas?
As teorias normativas são frequentemente agrupadas em dois grupos básicos e mutuamente exclusivos: o teleológico e o deontológico.
2 – O que caracteriza a ética teleológica?
A ética teleológica pode se referir a certos tipos de teorias sobre leis morais naturais que descrevem o propósito da vida humana, de maneira geral, e as regras morais, em particular, como a direção na qual se deve caminhar e que promovem o fim ou o objetivo para o qual fomos criados, o desenvolvimento humano ideal de acordo com nossa natureza humana.
Segundo conceito: Esse conceito sobre ética teológica considera uma ação certa ou errada dependendo exclusivamente do bem ou do mal produzidos por ela. As consequências, e somente elas, são cruciais.
3 – O que caracteriza a ética deontológica?
A ética deontológica nega a afirmação de as consequências serem as únicas determinantes do certo ou errado. Os deontologistas afirmam que algumas ações são intrinsecamente certas ou erradas tomando-se como base um conceito moral.
4 – Defina o Egoísmo Ético
Cada pessoa é moralmente obrigada a seguir somente as regras que se encaixam nos máximos interesses próprios de agente durante toda a sua jornada. Segundo o egoísmo ético, uma pessoa tem a obrigação de seguir regras morais “certas”. Cada pessoa deve promover os próprios interesses, e esse é o único fundamento da moralidade.
5 – Explique os argumentos do Egoísmo Ético.
Primeiro: Alguns argumentos que o egoísmo ético é derivado do egoísmo psicológico. O egoísmo psicológico é verdadeiro e implica nossa impossibilidade de deixar de agir de maneira egoísta. Além disso, dever implica habilidade. Se eu devo fazer x, se tenho a obrigação de fazer x, então eu devo ser capaz de fazer x. Se eu não posso fazer algo, então não tenho a obrigação ou a responsabilidade de fazê-lo. Desse modo, o egoísmo ético é o retrato perfeito da obrigação moral, por ser coerente com a natureza da