estudante
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
DAIANE LIMA DE SOUZA
TRÁFICO DE PESSOAS HUMANAS
Campanha da Fraternidade 2014
SALVADOR
2014
DAIANE LIMA DE SOUZA
TRÁFICO DE PESSOAS HUMANAS
Campanha da Fraternidade 2014
Trabalho apresentado á disciplina de Teologia e ao de Curso de Serviço Social como requisito parcial de avaliação para obtenção de nota. Sob orientação do Professor Irineu Jairo de Jesus.
SALVADOR
2014
A exploração é algo presente em diversas sociedades desde antiguidade, o ‘’povo judeu’’ foi explorado e escravizado no Antigo Egito, até vinda de Moises para liberta-los. Vários países do continente africano teve seu povo tirado à força e trazido para o Brasil pelos Portugueses de modo que foram totalmente escravizados durante anos e anos, até a declaração da lei Áurea.
O tráfico humano é o terceiro maior no mundo ficando apenas atrás do de drogas e armas, é lastimável essa estatística nos dá a sensação de que o amor da humanidade tem se acabado e a promiscuidade tem tomado conta do mundo. O tráfico é uma forma de exploração, assim como na antiguidade nos dias de hoje as pessoas continuam sendo exploradas, o tráfico humano hoje é considerado a escravidão do século XXI, nas últimas décadas, e particularmente nos últimos anos, tornando-se um problema de dimensões cada vez maior. É um crime com grandes proporções.
Esse tipo de tráfico é uma das formas mais antigas de violação de direitos e de ameaça à vida e dignidade humana. É um dos problemas mais antigos da história, e não desaparecendo, assumiu novas formas, incorporando renovadas características e dimensões ao passo que a população mundial, o capital e a informação se locomovem com rapidez e agilidade, (ONU, 2000; OIT 2009)
Entende-se por tráfico humano o recrutamento, o transporte, a transferência, o alojamento ou o acolhimento de pessoas, recorrendo à ameaça