Estudante
DESTILAÇÃO DIFERENCIAL E
FRACIONADA DESCONTÍNUA
Operações Unitárias Experimental II
1. INTRODUÇÃO
A destilação é uma operação unitária integrada no conjunto das
Operações Baseadas na Transferência de Massa. O mecanismo utilizado é de separação do equilíbrio líquido/vapor. Ao fornecer calor a uma mistura líquida, promovemos a sua vaporização parcial, obtendo duas fases, uma líquida e outra de vapor, que têm composições diferentes. A diferença de composição das duas fases resulta da diferença de volatilidades dos vários componentes da mistura líquida inicial. Quanto maior for essa diferença entre as volatilidades maior será a diferença de composição entre a fase líquida e vapor e, como tal, mais fácil será a separação por destilação.
Existem diferentes modos de realizar uma destilação, estes modos diferem um do outro pela maneira de conduzir a operação e pelo tipo de equipamento, porém todos estão baseados no mesmo princípio: o vapor produzido por uma dada mistura liquida está geralmente mais concentrado no componente mais volátil do que no liquido.
A destilação simples é utilizada para separar cada uma das substâncias presentes em misturas homogêneas envolvendo sólidos dissolvidos em líquidos, ou excepcionalmente, para separar líquidos de ponto de ebulição afastados.
Este tipo de destilação consiste na vaporização de um líquido por aquecimento seguida da condensação do vapor e recolhimento do condensado num frasco apropriado. O condensador permite que a mistura seja aquecida na temperatura de ebulição do solvente sem que esta seja perdida para a atmosfera. A destilação fracionada é utilizada quando os componentes da mistura apresentam pontos de ebulição muito próximos, assim, o mais leve excesso de aquecimento é suficiente para evaporá-los juntos. Nesse caso, é utilizada uma coluna fracionada cujo princípio básico é fazer com que os vapores percorram o trajeto mais difícil e longo possível. A coluna aumenta a