Estudante
2003; 53: 6: 854 - 862
ARTIGO DE REVISÃO
REVIEW ARTICLE
Marcapasso Cardíaco Artificial:
Considerações Pré e Per-Operatórias *
Artificial Cardiac Pacemaker:
Pre and Intraoperative Considerations
Gilson Ramos, TSA 1; José Ramos Filho 2; Anis Rassi Júnior 3; Edísio Pereira, TSA 4;
Salustiano Gabriel Neto 5; Enio Chaves 6
RESUMO
Ramos G, Ramos Filho J, Rassi Jr A, Pereira E, Gabriel Neto S,
Chaves E - Marcapasso Cardíaco Artificial: Considerações Pré e Per-Operatórias
situações emergenciais dentro do centro cirúrgico. O uso de eletrocautério deveria ser evitado em portadores de MP.
JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: O avanço tecnológico da propedêutica médica diagnóstica em cardiologia difundiu grandemente a indicação de marcapasso (MP) cardíaco artificial, definitivo ou temporário. Isso fez com que outros especialistas, além dos cardiologistas, se envolvessem ainda mais no manuseio desses aparelhos. Quando pacientes portadores de MP se apresentam para cirurgia, a participação do anestesiologista pode ser decisiva para o sucesso do procedimento. O objetivo da presente revisão é familiarizar o anestesiologista com as principais indicações clínicas e com o funcionamento desses dispositivos, além dos cuidados pré e per-operatório que se deve ter.
CONTEÚDO: Foram tratadas a classificação, funcionamento e as principais indicações clínicas para o implante de MP. Da mesma forma, procurou-se elucidar os principais cuidados pré e per-operatórios relativos ao uso de MP para lograr êxito no procedimento indicado.
C ON C L U S ÕE S : O principais conhecimentos sobre o funcionamento do MP e suas indicações clínicas devem fazer parte da prática diária do anestesiologista. Assim, o manuseio e a indicação do MP temporário amplia a atuação desses especialistas, além do que pode salvar vidas, inclusive em
SUMMARY
Ramos G, Ramos Filho J, Rassi Jr A, Pereira E, Gabriel Neto S,
Chaves E - Artificial Cardiac Pacemaker: Pre and