Estudante
A indústria de brinquedo atuava num mercado estimado em $71 bilhões de Dálares no ano de 2007. A América do Norte sozinha representava mais que 36% desse montante, portanto um valor aproximado de $24 bilhões de Dólares. No Estados Unidos foi estimado um total de 880 companhias fabricando bonecas, brinquedos e jogos. No entanto, esse mercado era dominado por empresas chaves como a Mattel e a Hasbro. Com a entrada dos grandes varejistas comprando brinquedos nacionais e importados começaram a pegar mercado de lojas especializadas em brinquedo como Toy’s R’Us, tendo uma dominância de quase 60% de todos brinquedos comercializados nos estados unidos.
É importante também ressaltar os crescimentos do mercado de brinquedo, pois a indústria norte americana mesmo tendo grande dominância previa um crescimento de 1% ao ano. Já o mercado Asiático crescia de forma exponencial chegando a crescer 25% ao ano.
2) Quais os desafios que a Mattel enfrenta por ter feito o offshoring?
O principal desafio enfrentado pela Mattel por ter feito offshoring é a falta de controle dos fornecedores dos seus fornecedores, principalmente na China, ou seja, assegurar a qualidade do produto durante toda a cadeia de produção.
No case é relatado que a Mattel tem 37 fornecedores principais, que ela controla diretamente, enquanto estes chegam a ter mais de 2.000 fornecedores. Dessa forma, estima-se que mais de 3.000 empresas chinesas fabricam os produtos para a Mattel.
O problema é ilustrado no caso do excesso de chumbo na tinta de brinquedos provenientes da empresa Leer Deer, cujo fornecedor da tinta amarela que continha excesso de chumbo não era controlado diretamente pela Mattel.
3) Qual a competência central da Mattel de acordo com o caso?
A estratégia de offshoring da Mattel foi desenvolvida ao longo de cinco décadas. Os principais fornecedores da Mattel se encontravam na China, Indonésia, Tailândia, Malásia e