estudante
19 JAN
Meu primeiro carro era para ser um fusca, uma pena que não foi, acabou sendo um Chevette 77, mas logo o vendi e comprei meu primeiro Fusca, um 77 assim como o Chevette. Era lindo, vermelho, tão lindo que no dia que comprei, ainda no caminho de volta para casa fui parado por um senhor que queria compra-lo de mim, pois ele ainda sustentava a placa de “vendo” que eu havia esquecido de tirar do vidro.
Minha predileção por carros antigos vem de cedo, desde quando cochilava no banco de trás do fusca 72 de meu avô, quando a minha família encarava aqueles maravilhosos passeios de fim de semana.
Hoje, alguns carros depois ainda possuo um Fusca, ainda não é o meu favorito, talvez, mas isso é papo para outro artigo.
Nesse artigo aqui eu enumero 9 motivos para se ter um fusca.. mas também vale para qualquer outro carro antigo que você goste.
1º motivo: custo benefício
Contas
Começo pelo motivo mais óbvio, custo benefício, é mais barato ter um carro antigo do que um carro novo. É muito mais em conta, porém com algumas ressalvas. Não é qualquer Fusca que tem manutenção barata, um Fusca da década de 50 com motor e caixa originais pode trazer alguma dor de cabeça na hora da retifica ou substituição de peças, já modelos mais recentes como de 70 ou 80 são bem mais acessíveis. Além disso o valor de um Fusca é bem menor que um outro carro mais novo, embora o fusca valorize a cada dia.
Exemplo: Um Fusca que custa uns R$ 6 mil com certeza está em melhores condições que um Fiat Tempra no mesmo valor e 10 anos mais novo.
Outra comparação é saber que esse Fusca de 6 mil vai a qualquer lugar que um carro zero de R$ 30 mil vai. pode levar um pouco mais de tempo, mas vai.
2º motivo: relativa economia
O Fusca nunca foi o carro mais econômico do mercado, nem em seu tempo e nem hoje. Pode ser que por algum momento onde a importação de veículos estava proibida ou quando teve a crise mundial do petróleo, o Fusca tenha sido a