Estudante
Funções atribuídas : Válvulas de retenção grandes e em miniaturas são empregadas em uma série de aplicações hidráulicas onde são responsáveis por:
Limitar a pressão no circuito ou em parte dele, a um nível pré-selecionado;
Proteger o sistema, e os diversos equipamentos que o compõe contra sobrecargas.
Aparentemente pequenas quando comparadas a outros componentes hidráulicos, contudo são componentes que servem às funções variadas e importantes.
Constituição da válvula - Uma válvula de retenção consiste basicamente em corpo da válvula, vias de entrada e saída e em um assento móvel que é preso por uma mola de pressão. O assento móvel pode ser um disco ou uma esfera, mas nos sistemas hidráulicos, na maioria das vezes, é uma esfera.
Constituição da válvula -
Modo de Funcionamento O fluxo do fluido segue de modo unidirecional pela válvula. Em função da pressão do sistema na entrada da válvula ser muito alta, a mola que segura o tem a função de impedir o fluxo de retornar no sentido inverso é deslocado para trás permitindo que o fluxo tenha passagem pela válvula. Isso é conhecido como fluxo direcional livre da válvula de retenção.
Se o fluido for impelido a entrar pela via de saída o assento é empurrado contra a sua sede. O fluxo estanca.
Modo de Funcionamento
Válvula de retenção pilotada
Válvula de retenção pilotada Um dos modelos de válvulas de retenção que existem permite que haja um fluxo reverso, contudo apenas quando há uma intervenção que “força” o sistema de retenção para que haja liberação do fluxo em ambas as direções. Utilizada bastante em sistemas de prensas hidráulicas essa válvula é do tipo de Retenção Pilotada
Válvula de retenção pilotada
Outras aplicações
Uma variedade de válvula que