Estudante
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Gestão Púbica
Política Pública de incentivos à doação de sangue
Guilherme Madureira
Marcela Menezes
Belo Horizonte
2013
1. Introdução
O trabalho apresentado neste documento trata-se de uma proposta de política pública ao setor público de saúde, especificamente à Fundação Hemominas e Secretaria de Saúde, ambas do estado de Minas Gerais, seguida de uma metodologia de avaliação dessa proposta. O nosso objetivo é apresentar um mecanismo de incentivo para que haja aumento do volume de sangue disponível no banco de sangue da Fundação Hemominas, principalmente nos períodos do meio e do final do ano, períodos em que muitos cidadãos gozam de férias. ¬¬
2. Proposta de política pública
Levantando os problemas que objetiva-se equacionar (resumidamente: a instabilidade do número de doações ao longo do ano e o reduzido número de doadores regulares) e já elaborado um diagnóstico, reconhecidamente limitado, que contextualiza os citados problemas, passamos à etapa de apresentação da proposta de política pública à Fundação Hemominas e, de certa forma, à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), que constitui uma possível solução das necessidades destas instituições no que tange à alimentação do banco de sangue. O modelo de apresentação desta proposta de política pública, assim como todo este trabalho, seguirá recomendações gerais acerca das fases de elaboração de políticas públicas. O próximo passo, portanto, é o desenho de um plano de ação a ser recomendado às instituições públicas supra citadas.
2.1. Plano de Ação
2.1.1. “Problemas-alvo” da política pública 1. Variabilidade do volume do banco de sangue durante o ano; 2. Baixo volume disponível no banco de sangue; 3. Baixo número de doadores caracterizados como regulares.
2.1.2. Proposições para equacionar os