Tratamento termico
O tratamento térmico altera a propriedade do material através de experiencias envolvendo o aquecimento e o resfriamento destes materiais, modificando a estrutura, para obter vantagens em seu funcionamento.
As condições devem ser controladas para que o material atinja suas propriedades especiais.
A temperatura de aquecimento depende do material e da transformação da microestrutura. Se a temperature de aquecimento nao for atingida, pode ocorrer a oxidacao ou o material nao sera totalmente austenitizado. O tempo de aquecimento depende do tamanho da microestrutura, pois quanto maior ela for, mais tempo vai demorar para o total aquecimento. O ideal é estender o aquecimento por um longo tempo, para garantir mais estabilidade na transformacao das propriedades. Caso contrario, a estrutura pode nao ser completamente modificada de forma homogenea.
Sao os tipos de tratamento termico: recozimento, têmpera, normalização, cementação e nitretação.
O resfriamento finaliza a estrutura modificada. Assim como na temperatura de aquecimento, esta depende do material e da transformacao da microestrutura, porém esta irá caracterizar o final da microestrutura, as propriedades quimicas e estruturais. Para perfeita finalizacao do processo nao podem ocorrer tensoes e fissuras.
O recozimento regulariza a estrutura e fusão e dos materiais para eliminar as fissuras ou irregularidades do aquecimento ou resfriamento e manter a estrutura homogênea. Pode ser feito em pecas cruas ou já fundidas. No caso de pecas já fundidas, melhora a resistência, diminui as tenções e melhoras as propriedades elétricas. O resfriamento é muito lento e deve ter pouco teor de carbono para resfriar mais rápido. As velocidades nao devem ser altas para evitar falhas abruptas.
O recozimento Isotérmico é prático por ser mais rápido e a estrutura fica homogenea, porém é eficaz somente nas estruturas menores, pela velocidade em que a temperature diminui.
A normalizacao melhora a