Estudante
Centro de Tecnologia
Curso: Engenharia Civil
Síntese da evolução urbana: das origens à cidade contemporânea. - RESUMO-
Francisco Bruno Martins Rodrigues, 0320701
.
Fortaleza - CE
Outubro – 2010
Síntese da evolução urbana.
(Resumo)
A cidade é um dos maiores acontecimentos da humanidade, é um grande marco histórico. Seu surgimento aconteceu recentemente quando comparado com a história do planeta terra, há cerca de 6000 anos.
A pré-história não conviveu com a cidade, mas apenas com alguns vilarejos rurais. Na Europa, por exemplo, em sua maior habitação existia cerca de 52 habitações.
O surgimento das cidades foi decorrência de algumas mudanças ocorridas na história humana. Primeiro aconteceu a revolução agrícola, quando o ser humana domesticou plantas e animais. E, em decorrência dessa, ocorreu a revolução urbana com a formação das primeiras cidades.
Há duas hipóteses para explicar a origem das cidades:
A primeira diz que as cidades foram um desenvolvimento dos aglomerados pré-urbanos do neolítico. A segunda, que, com o descobrimento do uso do metal, alguns pastores dominaram populações agrícolas e para proteger essas populações fizeram cidades fortificadas em sítios elevados.
É mais provável que a segunda opção tenha ocorrida, pois nela já se encontra a divisão de uma classe dominante, o que realmente aconteceu em algumas cidades antigas como Ur, Uruc e Labash na Mesopotâmia. Além dessas, a cidade também pode ter sido formada por necessidade do comércio e estado.
As primeiras cidades se desenvolveram ao longo de rios em virtude da facilidade de transporte e irrigação. Exemplos delas são: Ombus, Lagash, Pequim.
Em 1600 A. C., Tebas, no Egito, possuía 2500 habitantes que já se queixavam de poluição atmosféria e de intenso tráfego na cidade.
As antigas cidades gregas, principalmente as cretenses, tinham ruas em curva de nível e pavimentadas e tinham redes de água e esgoto. Já as micênicas