Arquitetura
Resistores ôhmicos e não ôhmicos
Nome: João Bosco Muniz Magalhães Filho
Realizada:
20/11/2012
27/11/2012
Sumário:
1. Capa (nome da prática, data); 2. Introdução; 3. Objetivos; 4. Material Necessário; 5. Procedimento experimental; 6. Resultados experimentais; 7. Conclusões; 8. Bibliografia.
2. Introdução:
Nas aulas experimentais realizadas nos dias 20 e 27 de novembro de 2012, vimos exemplos e testes práticos feitos com resistores. Foi apresentada a relação entre corrente que passa por um condutor e a tensão (diferença de potencial), dado por: V = RI.
Os condutores podem ser divididos em três tipos: * Condutores; * Semicondutores; * Isolantes.
Todo condutor apresenta algum tipo de resistência e ela depende de alguns fatores:
* A resistência aumenta conforme o aumento do comprimento. * A resistência diminui com o aumento da espessura. * A resistência depende o material do qual ele é feito. * A resistência do condutor depende da temperatura.
Em certos condutores esta corrente é diretamente proporcional à tensão aplicada em seus terminais, isto é, a resistência é independente da diferença de potencial. Estes são conhecidos por condutores ôhmicos, guiada pela Lei de Ohms. A resistência de um condutor é dada pela fórmula: R = V/I.
Esses fatores que influenciam a resistividade de um condutor podem ser resumidos pela Segunda lei de Ohm:
* ρ - a resistividade elétrica do condutor (em ohm metros, Ωm); * R - a resistência elétrica do material (em ohms, Ω); * - o comprimento do condutor (medido em metros); * A - a área da seção do condutor (em metros quadrados, m²).
Nos condutores ôhmicos, o gráfico V vs I será uma reta cuja inclinação é numericamente igual à resistência do condutor. Para todos os pontos do gráfico, a relação R = V/I será a