estudante
1.Quais as principais transformações sociais que caracterizam o século XVII? Identifique alguns costumes e instituições que sofreram profundas mudanças com o seguimento da sociedade capitalista. As transformações sociais estão diretamente ligadas com as mudanças da relação do homem com o trabalho e seu tempo. O surgimento da sociedade industrial é o marco de mudanças significativas nos modelos de organização do tempo e das atividades diárias que era antes conhecida. As várias mudanças ocorridas foram: Desaparecimento dos pequenos proprietários rurais, dos artesãos independentes, a imposição de prolongadas horas de trabalho. Tais modificações trouxeram uma nova realidade social, econômica e política para o homem da época, rompendo radicalmente as formas tradicionais de vida de milhões de pessoas. As instituições que sofreram profundas transformações sem dúvida foi a família e a igreja, a primeira com uma promulgação que limitava os poderes patriarcais na família e a segunda, sofrendo golpes, onde via suas propriedades sendo confiscadas, suprimindo os votos monásticos e transferindo para o estado as funções da educação, tradicionalmente controladas pela igreja.
2.Dentre as mudanças decorrentes da Revolução Industrial houve um fato que o autor Benedito Martins reputa como de muita importância . Qual foi este fato? O fato mais importante sem dúvida foi o aparecimento do proletário, e o papel histórico que ele desempenha na sociedade capitalista. Para o proletariado a ascensão do capitalismo significava a exploração de suas próprias vidas, o dilaceramento de sua história. A classe operária de forma organizada e consciente começam a enfrentar os proprietários dos instrumentos de trabalho.
3. Quais as mudanças que ocorreram no século XVII na forma de pensamento, isto é, na forma de conhecer a natureza e a cultura? As mudanças caracterizam-se por ser a tentativa do homem de entender e explicar racionalmente a natureza, a aplicação de observação e