050573480990

325 palavras 2 páginas
A Ciência e a Humanidade
Ciência é um conjunto de informações ou conhecimentos baseados na reflexão, observação e experimentação de coisas ou fatos, para explicar a natureza e o homem. Além das pessoas que trabalham em laboratório, qualquer outra pessoa pode fazer ciência, pois todos os seres humanos podem refletir observar e experimentar algo, quando se trata de seu interesse. Desta forma, quando o homem pesquisa e experimenta, constrói conhecimentos e os transmite ao mundo. A ciência surge quando o homem tenta entender coisas ou fatos que considera interessante, que de alguma forma o atrai despertando sua curiosidade, e a partir da observação e pesquisa, testa e experimenta para que seja afirmado como ciência. A ciência possui vários segmentos, entre eles podemos citar as ciências sociais e as ciências exatas.
As ciências sociais estuda a sociedade humana, sua cultura, o modo como vivem, se organizam, estuda as ideias dos seres humanos e de que forma através destas ideias conseguem alcançar seus objetivos, como se relacionam e se desenvolvem em sociedade, analisando aspectos econômicos, políticos, sociais e ambientais. O objeto de estudo das ciências naturais (exatas) são as coisas, as matérias, as substancias (plantas, minerais, etc). Testam a partir de experimentos e cálculos. Sua principal característica é o raciocínio logico e Estratégico.
Por mais estranho que seja a diferença entre ciências humanas e ciências naturais é que esta ultima estuda fenômenos mais simples e fáceis em relação às ciências sociais, que estuda fenômenos relativamente mais complexos. É mais fácil estudar física ou química do que tentar entender a complexidade dos fenômenos sociais que são totalmente imprevisíveis em relação ao estudo das ciências exatas.

Referencias: http://www.unesp.br/guia/ciencias_sociais.php
http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1469

Relacionados