Estudante
O presente trabalho aborda o tema “mídias externas”, que são tipos de dispositivos capazes de armazenar informações de dados, assim como áudios, vídeos, etc. Para posteriormente serem lidos, compartilhados, copiados, ou até mesmo comercializados.
Existem diversos tipos de mídias externas para armazenagem de dados ou informações, e assim será apresentado neste trabalho, de forma objetiva e crescente no processo evolutivo destes, que se inicia-se com o disquete (disco removível), onde em seguida vieram os discos ópticos como o cd, posteriormente o dvd, e na sequência, blu-ray, pen drives como também os cartões de memória.
O disquete foi o primeiro dispositivo de armazenagem de dados, porém hoje encontra-se obsoleto devido a sua capacidade que é inferior ao cd. O cd por sua vez, também já está sendo substituído pelo dvd (que possui qualidade superior a do cd). O blu-ray possui além alta definição e quantidade de armazenamento uma série de particularidades que o beneficia. Não esquecendo os pen drives e os cartões de memória que alcançam maiores espaços quando falamos em velocidade de transmissão de dados.
1 DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO EXTERNO
Para que os dados não se percam, precisam ser gravados num dispositivo de armazenamento chamado memória auxiliar; esta, armazena as informações que estão na memória principal (RAM). Existem vários tipos de memória auxiliar como, disquetes, discos rígidos (winchester), discos ópticos (CD-ROM e DVD-ROM), entre outros.
Figura 1 - Dispositivos de Armazenamento externo
Fonte: Dos autores.
2 DISQUETE
Disquete é um disco removível de vinil revestido por uma camada de material magnético, usado como meio de armazenamento secundário em computadores pessoais. Com a chegada de dispositivos como os pendrivers o disquete tornou-se obsoleto por causa da sua pouca quantidade de armazenamento e por se degradar com facilidade.
Figura 2 - Disquete
Fonte: Google imagens.
3